Sep 18
Sindicato da Construção Civil Sintracom-BA fecham acordo coletivo com aprovação em assembléia •PDF• •Imprimir• •E-mail•
•Escrito por Administrator•
••Seg•, 12 de •Março• de 2012 14:31•

Em assembléia geral, no Largo de São Bento completamente lotado, os trabalhadores da construção aprovaram por maioria, às 19h45min, o reajuste salarial de 8%, retroativo a 1º de janeiro, e mais 1% a partir de 1º de julho, sobre o salário de janeiro de 2011.

A proposta foi apresentada pela mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em reunião de negociação realizada à tarde, na sede do órgão, com a participação de representantes dos trabalhadores e do patronato.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sintracom-Ba), José Ribeiro, informa que os retroativos serão pagos junto com o salário de março até o quinto dia útil de abril. E que a categoria garantiu também aumento da cesta básica para R$ 90 para quem não tiver nenhuma falta e, para quem tiver até duas faltas ou dois atestados, a cesta continua em R$ 60,57. O contingente de trabalhadores (as) nos canteiros de obras, para o fornecimento das cestas básicas será de 100 empregados.

Foi mantido o aviso prévio indenizado e todas as demais cláusulas constantes da Convenção Coletiva de Trabalho.

Os operários da construção estavam em campanha salarial, desde novembro do ano passado, quando entregaram a pauta de reivindicações aos patrões, e ameaçavam entrar em greve, se não houvesse um acordo. A categoria reivindicava reajuste salarial de 14,57% e os patrões não passaram de 6,5%.

O mercado da construção continua em alta, com grande lucratividade para os empresários nos últimos anos, e com perspectivas de continuar crescendo, com os investimentos governamentais nas obras do PAC, programa Minha Casa Minha Vida, incentivos aos financiamentos habitacionais, além das obras de construção e reforma de hotéis e de mobilidade da cidade, para a Copa de 2014 e Olimpíadas 2016.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SINTRACOM-BA

•Última atualização em ••Qua•, 13 de •Novembro• de 2013 15:24••